De que se trata

Os “Encontros com os Cidadãos” pretendem dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressar as suas preocupações e expectativas quanto ao futuro da União Europeia (UE). Através desta iniciativa, pretende-se estimular o debate europeu, envolver todos os cidadãos e particularmente os mais desligados da política europeia, e proceder a um esclarecimento da população tendo em conta as eleições europeias previstas para Maio de 2019.

Os cidadãos portugueses são assim convidados a participar nesta iniciativa através de duas plataformas principais: (1) o preenchimento de uma consulta aos cidadãos sobre o futuro da UE disponível no website da Comissão Europeia; (2) e a participação em debates públicos organizados por autoridades nacionais e parceiros da sociedade civil por todo o território nacional.

Esta consulta pública, a maior alguma vez organizada simultaneamente nos 27 Estados-Membros sobre o futuro da UE, decorrerá entre a partir de Abril até Outubro de 2018. Os resultados da consulta portuguesa serão depois compilados num relatório nacional com que virá integrar um relatório europeu da iniciativa a apresentar ao Conselho Europeu de Dezembro. O relatório final será apresentado na Cimeira de Sibiu, em Maio de 2019.

Ana Paula Zacarias

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

A Europa enfrenta hoje desafios de natureza social, ambiental, económica e cultural que só podem ser vencidos com o contributo de todos os cidadãos.

É importante conhecer melhor a União Europeia, a sua história, os sucessos alcançados ao longo dos últimos 60 anos. Defender os valores que estão na sua génese e discutir as políticas que devem ser prioritárias e aprofundadas – conversar sobre a Europa que queremos para o futuro.

Os Encontros com os Cidadãos além-fronteiras

Gostaria de dar a sua opinião sobre o futuro da Europa? Siga o link em baixo.

QUESTIONÁRIO